Pastoral da Liturgia
Liturgia é palavra de origem grega. Lit (povo), urgia (cortar, tirar, transformar, portanto, ação)AÇÃO DO POVO.
Observem as palavras cirurgia, siderurgia, metalurgia, todas com a mesma raiz grega de ação, corte, transformação.
A Liturgia é a vida da Igreja; sem aquela, não motiva e não cativa os participantes. Embora a Missa continue com o seu valor inalterado mesmo com uma fraca liturgia, é importante que a tornemos dinâmica, de tal modo que sintamos vontade a semana toda de chegar o domingo, para novamente participarmos de uma liturgia vibrante e cativante e que está à nossa espera.
Para cada domingo há uma motivação diferente e especial. Só a Igreja Católica tem liturgia; assim sendo, devemos empregar todos os nossos esforços para que ela se torne cada vez mais bela, envolvente.
Não existe um grupo fechado de liturgia. Se você quer participar desse grupo, apresente-se ao coordenador, e ele ou ela, jamais poderá dizer que não precisa. A Igreja é de todos, ninguém é dono da Igreja, é como se fosse uma família, as tarefas são de todos.
A questão das leituras é de suma importância. Alguns dão um ênfase muito grande ao chamado, que tem o seu valor, mas a Palavra de Deus é infinitamente mais importante. A Pastoral da Liturgia não pode descuidar dessa parte, pois isso é tarefa dessa pastoral.
O Animador precisa possuir dotes de comunicação, saber falar ao microfone, ter simpatia, simplicidade, vestir-se com modéstia e não inventar, ou seja, deve manter-se fiel ao texto preparado.